Querido (a) visitante

Este é o meu espaço onde compartilho com você mensagens bíblicas e publicações diversas.

Deus seja exaltado em todas as coisas que fazemos!

janeiro 06, 2011

A VITÓRIA DEPENDE DA NOSSA REAÇÃO

A Bíblia conta-nos um episódio na vida de Davi em 1 Samuel 30 que nos leva a refletir acerca de nossas próprias atitudes no que se refere aos momentos difíceis que muitas vezes enfrentamos no cotidiano.

Conta-nos que Davi voltara de uma de suas batalhas juntamente com seu exército e diga-se, de passagem, que era um exército de homens bem problemáticos conforme relatado em 1 Sm. 22.2 "Ajuntaram-se a ele todos os que se achavam em aperto, todos os endividados, e todos os amargurados de espírito; e ele se fez chefe deles; havia com ele cerca de quatrocentos homens".  Homens que apesar de "problemáticos" eram dispostos, capazes e voluntários para lutar lado a lado com o escolhido de Deus - Davi.
Depois da batalha, ao chegar a Ziclague, cansados, desejando o aconchego do lar, o abraço da esposa, o carinho dos filhos, encontraram na verdade, a cidade saqueada, destruída pelo fogo e as mulheres e crianças levadas cativas... um quadro desolador! Diante desta tragédia foram surgindo algumas reações típicas do ser humano:

1ª. REAÇÃO: Lamentar o prejuízo!

1 Sm. 30.4 "Então Davi e o povo que se achava com ele alçaram a sua voz, e choraram, até que não ouve neles mais forças para chorar".

Fisicamente cansados e emocionalmente abalados choraram, lamentaram, gritaram! Quem sabe até dissessem: "- Senhor, por que tudo isto nos sobreveio? Não somos teus filhos, teus escolhidos?" A Bíblia não menciona, mas podemos imaginar muitas indagações, questionamentos - atitude natural do ser humano frente aos reveses da vida!
Sabemos que há vários tipos de choro: o choro da perda, da dor, do luto, do quebrantamento... Porém, seja qual for o motivo do choro a Palavra de Deus nos ensina que "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã" (Sl.30.5) e que "Deus enxugará dos seus olhos toda a lágrima" (Ap.7.17).  Observamos desta forma que é natural nos entregarmos ao choro frente aos momentos difíceis e angustiantes que muitas vezes enfrentamos.  Contudo, não devemos permanecer prostrados, desanimados, sem esperança, pois sabemos que Deus é Soberano e que está no controle de cada acontecimento em nossas vidas. Ocorre que ao invés de reagirmos para o bem, acabamos errando como fizeram os homens que voltaram com Davi:

2ª. REAÇÃOPor a culpa nos outros!

1 Sm. 30.6 "Também Davi se angustiou; pois o povo falava em apedrejá-lo, porquanto a alma de todo o povo estava amargurada por causa de seus filhos e de suas filhas".

Analisando esse texto, entendemos que os homens que estavam sob o comando de Davi, o culparam, pois ao querer apedrejá-lo, suas atitudes depositavam em Davi a responsabilidade pelas mulheres e crianças que ficaram sem os homens que as protegia. Era como se dissessem: "- Davi, se não tivéssemos ido com você para batalha nada disso teria acontecido" e pegando em pedras o buscavam com acusações.
Quando tudo vai mal, é mais fácil colocarmos a culpa em alguém do que reagirmos assumindo nossas próprias debilidades, nossas omissões, decisões erradas, atitudes precipitadas... É mais fácil transferir as nossas responsabilidades para outro, afinal, não foi essa a reação de Adão? "Senhor, a mulher que tu me destes..." (Gn.3.12), não foi essa a reação do povo quando atravessavam o deserto? "Mas o povo, tendo sede ali, murmurou contra Moisés, dizendo: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado?" (Ex.17.3).
Ao invés de colocarmos a culpa nos outros, devemos pensar que as situações que enfrentamos são oriundas de apenas duas fontes:

a) Quem sabe Deus está nos provando:
                                       
1 Pe. 4.12,13 "Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos experimentar, como se coisa estranha vos acontecesse".

b) Quem sabe estamos colhendo aquilo que plantamos:
                                       
Gal. 6.7,8 "Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna".

Seja prova ou colheita, precisamos entender que "todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Rm.8.28). Se for prova, regozigemo-nos no Senhor que é Fiel para nos aprovar; se for colheita, clamemos por misericórdia porque está escrito "A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim" (Lam.3.22).

 3ª. REAÇÃO: Não se entregar ao problema!

1 Sm. 30.6 "Mas Davi se esforçou no Senhor, seu Deus".

Ele trocou as lágrimas pela esperança; trocou as acusações recebidas pela confiança no Senhor, nosso Deus!
Em geral, temos a facilidade de dar uma amplitude aos problemas muito maior do que eles realmente demonstram ser. Lembro-me do apóstolo Pedro que enquanto olhava para Jesus conseguia andar sobre as águas, mas quando olhou para a profundidade das águas começou a afundar. Contudo, confiou na Palavra do Mestre e venceu o medo! É como está escrito em Provérbios 24.10 "Se te mostrares fraco no dia da angústia a tua força será pequena".

Davi não somente se esforçou no Senhor, mas também, buscou a Sua face e a solução para aquele problema:

1 Sm. 30.7,8 "Disse Davi a Abiatar, o sacerdote, filho de Aimeleque: Traze-me aqui o éfode. E Abiatar trouxe o éfode a Davi. Então consultou Davi ao Senhor, dizendo: Perseguirei eu a esta tropa? alcançá-la-ei? Respondeu-lhe o Senhor: Persegue-a; porque de certo a alcançarás e tudo recobrarás".

Deus sempre tem uma resposta! Deus sempre deseja para nós um final feliz:

Jer. 29.11 "Pois eu bem sei os pensamentos que tenho acerca de vós, diz o Senhor; são pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais".

Precisamos REAGIR confiando no Senhor, sempre e irrestritamente!
Sempre costumo pensar que a dor é algo inevitável; mas que o sofrimento, é opcional! Podemos sofrer a dor, mas se reagirmos não nos entregando à dor, nem ao problema, com certeza Deus agirá por nós!

Davi experimentou essa confiança:

1 Sm. 30 17-19 "Então Davi os feriu, desde o crepúsculo até a tarde do dia seguinte, e nenhum deles escapou, senão só quatrocentos mancebos que, montados sobre camelos, fugiram. Assim recobrou Davi tudo quanto os amalequitas haviam tomado; também libertou as suas mulheres. De modo que não lhes faltou coisa alguma, nem pequena nem grande, nem filhos nem filhas, nem qualquer coisa de tudo quanto os amalequitas lhes haviam tomado; tudo Davi tornou a trazer".

      E você, como tem reagido diante das dificuldades?


                                                                    Rose Prado

7 comentários:

  1. Olá Miss. Rose Prado,

    Graça e paz!

    Parabéns pela excelente postagem!

    Fui abençoado!

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  2. Muito boa sua postagem. Que Deus yte abençoe ricamente.Paz!
    http://pranselmomelo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. A PAZ MISSI. RODE PRADO MUITO COMO SEMPRE VC COM MENSAGENS EDIFICANTES E TRANSFORMADORAS.
    DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO COM ESSE DOM ABRAÇOS E SUCESSO EM TUDO

    ResponderExcluir
  4. parbéns minha nobre amiga, Deus te abençoe e te guarde abraços e sucesso

    ResponderExcluir
  5. Querida miga, vc é uma benção de Deus na vida de quem te conhece!!!!!

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkkkkkkk

    não resisti ... e preguei essa mensagem no ar
    esta gravada? quer ouvir?

    ResponderExcluir
  7. A Paz, Miss. Rose Prado que bom que você ainda continua sendo esse vaso usado por DEUS, que o PAI continue te abençoando muito.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!!