Querido (a) visitante

Este é o meu espaço onde compartilho com você mensagens bíblicas e publicações diversas.

Deus seja exaltado em todas as coisas que fazemos!

domingo, 21 de outubro de 2012

MESTRAS NO BEM



 Na carta a Tito 2.3-5, a palavra exorta: As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos. Vemos neste texto o padrão de Deus para a mulher que serve ao Senhor. Este padrão não se trata de uma sugestão, porém de uma ordem de Deus para a sua Igreja. Mais especificamente, há uma lista que orienta a conduta da mulher mais velha no que se refere à formação das mais novas, tanto no convício familiar quanto na vida diária.
Contudo, quero me deter neste artigo, apenas na expressão Mestras no bem que na tradução da Bíblia para a Língua Portuguesa na versão NVI - Nova Versão Internacional, define: mulheres capazes de ensinar.
Muito temos visto em investimentos de programas e projetos dentro da Igreja, fatores que são importantes para o crescimento da mesma. Porém, pensando no papel da mulher cristã, nos detemos nesta ordenança do Senhor para as mulheres exercerem o ministério interpessoal, ou seja, mulheres orientando mulheres. E, é inevitável lembrar provérbios 31, que vai mostrar a mulher citada por Paulo a Tito, que edifica a sua casa e ensina as mais novas, porque é sábia. Todavia, o texto de provérbios 31:13-19,21,22,24,27 vai além do lar, pois nos conduz à mulher profissional, isto é, o seu relacionamento com sua vida e seu trabalho. Mostra-nos, não a mulher perfeita, mas aquela que é virtuosa e que entende que Deus tem um plano em sua vida e desejava usá-la para ser mestra ou aquela que está investida de capacidade para ensinar e ser exemplo para todas as demais.
A mulher que é mestra no bem, tudo o que faz resulta favoravelmente através de uma administração prudente. Os versos 13 a 31 de provérbios retratam a mulher mestra no bem, que está envolvida diariamente em administrar, ganhar e multiplicar o dinheiro da família. Isto nada mais é do que a mulher em sua dupla jornada de trabalho. Ela se esforça prazerosamente em seus deveres e administra seu tempo de forma a não perder sequer um minuto.
E, é evidente que cada dia na vida da mestra no bem, é um desafio a ser vencido! Até por que, como está escrito: O marido está feliz e pode confiar nela, e ele permite que a sua esposa administre vários assuntos para ele (Prov. 31.11). Nisto consiste a mestra no bem! Ela cria um ambiente saudável em sua casa, é ajudadora do seu marido, educadora dos filhos e em muitos casos, a profissional que coopera com as finanças do lar.
Temos hoje em nossas igrejas, mulheres médicas, psicólogas, professoras, advogadas, enfim, mulheres que ocupam diversas áreas profissionais na sociedade e continuam sendo “submissas” a seu marido, conforme nos ordena o Senhor. E, quero dar uma ênfase nesta palavra “submissão” da esposa. Pensando na palavra “submissa”, observamos que se trata de uma junção de duas palavras: sub + missão, ou seja, entendemos “sub”, como sendo “estar debaixo de” e “missão”, como sendo, “alvo, meta, propósito”. Desta forma, “submissão” quer dizer: “estar debaixo do mesmo alvo ou do mesmo propósito”. Sabemos de acordo com a Palavra de Deus que o homem é líder do lar, portanto, é aquele que tem por objetivo trazer a provisão, a proteção e o cuidado. A mulher de igual modo está debaixo desta mesma missão do homem, que é criar os filhos e manter a paz e a integridade da família. É nisto, que consiste as mestras no bem: ser submissa, ajudadora, uma esposa fervorosa (se for casada) e mãe dedicada, uma dona-de-casa consagrada e uma mulher confiante, por causa de seu reverente temor ao Senhor. 
Tudo isto, tendo por somatória a realização profissional trazendo a seu marido e filhos a alegria de ser uma mulher sábia que edifica a sua casa. E, por conseguinte, está capacitada a ensinar as mais novas a que sigam seu bom exemplo.

 Rose Prado
        Deus é Fiel!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!!