Querido (a) visitante

Este é o meu espaço onde compartilho com você mensagens bíblicas e publicações de Mulheres no Ministério e da Banda AJA! Deus seja exaltado em todas as coisas que fazemos!

sexta-feira, 11 de março de 2011

PASTORES SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS !

“Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e inteligência”.
Jr. 3.15 
         
            
       Na Bíblia há vários textos que comparam as pessoas às ovelhas. Mas, por que a ovelha é comparada ao ser humano? Na verdade, a ovelha precisa ser pastoreada: guardada, cuidada, alimentada, curada e dirigida ao descanso pelo pastor que a conduz. E, da mesma forma, nós,  enquanto Igreja do Senhor necessitamos destes mesmos cuidados. É por isso que essa analogia, PASTOR e OVELHA, mostra um belo retrato do amor de Deus por seu povo.


quais são as características do pastor segundo o coração de Deus?


I – Ele é chamado por Deus para o Ministério Pastoral:


 “E ele deu uns para apóstolos, outros para profetas, e outros para evangelistas e outros para pastores e doutores”.
                             Ef. 4.11

            Este verso alista os dons para os ministérios que Cristo deu à Igreja! Paulo declara que esses dons foram dados para preparar o povo de Deus e dar crescimento e desenvolvimento espiritual à Igreja. Vejamos:

APÓSTOLOS - apostello (grego) - Significa, enviar alguém com missão especial: mensageiro ou representante pessoal de quem o envia.  O termo foi designado aos primeiros missionários cristãos e aos que foram comissionados por Jesus para pregar o Evangelho e estabelecer a Igreja: Foram doze os apóstolos! Eram servos itinerantes que arriscavam suas vidas em prol da propagação do evangelho. Hoje os denominamos: missionários!

PROFETAS - No Novo Testamento, eram homens que proclamavam, cheios do Espírito Santo, a Palavra de Deus. Era o pregador: sua mensagem visava admoestar, exortar, animar, consolar e edificar: Exemplo:

Pedro, além de apóstolo era também profeta de Deus (At. 2.14-36 - pregação no dia de Pentecostes), (At. 3.12-16 na cura do coxo).  1 Co.14.3 “Mas o que profetiza fala aos homens para edificação,  exortação e consolação”.

EVANGELISTAS - Eram homens de Deus capacitados e comissionados para também anunciar o Evangelho, essa função de anunciar implicava o poder da salvação conforme vemos o exemplo a seguir:

Filipe - At. 21.8 “Partindo no dia seguinte, fomos a Cesaréia; e entrando em casa de Felipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele”. At.8. 6 “As multidões escutavam, unânimes, as coisas que Filipe dizia, ouvindo-o e vendo os sinais que operava”.  Filipe pregou o Evangelho e muitos foram salvos e batizados em águas com sinais e curas, milagres e libertação, sinais estes, que acompanhavam as suas pregações.

DOUTORES OU MESTRES - Aqueles que tem de Deus um dom especial para esclarecer, expor ou proclamar a Palavra de Deus afim, de edificar o corpo de Cristo.  - preservando a verdade e produzindo a santidade na igreja.

PASTORES - São aqueles que dirigem a Igreja e cuidam de suas necessidades espirituais. São chamados:

·        Presbíteros ou anciãosAt.20.17 “De Mileto mandou a Éfeso chamar os anciãos da igreja” ou Tito 1.05.

·        Bispos1 Tm. 3.1,2 - “Fiel é esta palavra: Se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo (episkopo) seja irrepreensível, marido de uma só mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar”.

A palavra Bispo: (gr) episkopos”, significa aquele que tem a responsabilidade pastoral; Nem quero tecer comentários acerca da hierarquia que estão criando ultimamente no meio evangélico: pastor – apóstolo – bispo. O pastor chamado por Deus se enquadra no padrão bíblico de  1 Tm. 3.1,2 e deve ser:

a) Irrepreensível: saber se comportar, ser equilibrado, ser idôneo (maduro), não neófito (novo na fé) conforme 1 Tm 1.6).

b) Marido de uma só mulher – gr. “mias gunaikos” (genitivo atributivo) ou seja, “marido de uma única mulher”.

c) Vigilante - deve cuidar dele e dos outros - At. 20.28 “Olhai por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos (grifo meu) para apascentardes a Igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue”.

d) Sóbrio - maduro, equilibrado, consciente de suas responsabilidades);

e) Honesto - quantos "falsos pastores" estão lesando os próprios membros;

f) Hospitaleiro 

f) Apto para ensinar - o pastor pode ser um mestre, mas nem sempre um mestre é um pastor.


II – Ele alimenta e cuida do rebanho:

Jr. 23.1-4 Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o Senhor. Portanto assim diz o Senhor, o Deus de Israel, acerca dos pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes. Eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o Senhor. E eu mesmo recolherei o resto das minhas ovelhas de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão, e se multiplicarão. E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o Senhor.

            A Bíblia nos mostra alguns tipos de pastores:

a) Pastor que vai por detrás, impelindo as ovelhas - é aquele que se importa apenas em usufruir da gordura e da lã e depois afugenta a ovelha;

b) Pastor que vai adiante conduzindo o rebanho: Sl 77.20 ; Sl 78.52 e Sl. 80.1

c) Pastor que afugenta as feras: 1 Sm 17.34-36

d) Pastor que alimenta a ovelha em pastos verdejantes: 1 Cr. 4.39,40 e Sl 23.2 “Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas”.

e) Pastor que apascenta com conhecimento e inteligencia: Conhecimento na Palavra e Inteligência pra aconselhar, tomar decisões, corrigir como um pai corrige seu filho:

f) Pastor que busca a ovelha perdida/desgarrada: Ez. 34.12 “Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas. Livrá-las-ei de todos os lugares por onde foram espalhadas, no dia de nuvens e de escuridão.”  Lc.15.4-6 “Qual de vós é o homem que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto, e não vai após a perdida até que a encontre? E achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo; e chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos e lhes diz: Alegrai-vos comigo, porque achei a minha ovelha que se havia perdido.”



III – Ele é o Atalaia, o Vigia Espiritual da Igreja


:


Ez.3.17 Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; quando ouvires uma palavra da minha boca, avisá-los-ás da minha parte.”

Ez.33.6 “Mas se, quando o atalaia vir que vem a espada, não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e vier a espada e levar alguma pessoa dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, mas o seu sangue eu o requererei da mão do atalaia”.

            O pastor segundo o coração de Deus é aquele que direciona a ovelha, porque está alerta em todo o tempo vigiando o seu rebanho. Por causa disto devemos ouvir a voz do nosso pastor obedecendo-o, como está escrito:

Heb. 13.17 “Obedecei aos vossos pastores, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil”.

            Enfim, os dons para os ministérios que Cristo deu à Igreja citados no início deste artigo têm como objetivo cumprir o que está escrito na seqüência de Efésios 4.11 que diz:

"12 tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; 13 até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo; 14 para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro; 15 antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, 16 do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor".




            Deus abençoe os pastores que são realmente chamados pelo Senhor e que têm dedicado suas vidas para apresentar o rebanho de Cristo confiado em suas mãos, como obreiros que não têm do que se envergonhar! Oremos pela liderança da Igreja do Senhor!

                                                                     Rose Prado

9 comentários:

Dario Ferreira disse...

Depois desses escritos penso em utilizar minh agenca de publicidade para promover uma campanha cujo tema será:
PRECISA-SE DE PASTORES SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS !!!

Creio que será dificil conseguirmos, mas ainda sobraram alguns

parabens pastora voz e arauto de Deus

Rose Prado disse...

Obrigada Pr. Dario por suas palavras e incentivo! São pessoas como você que ainda nos deixam a esperança de que restaram neste mundo enganoso pastores que verdadeiramente pastoreiam suas ovelhas segundo o coração de Deus! Uma das características marcantes no seu pastorado é a alegria que você transmite ao seu rebanho! Siga em frente e conte sempre com os amigos de perto e de longe. Abraços!

Mey disse...

Muito bom! Não podia ser mais propício para nós em Curitiba, DEUS ABENÇOE, PR ROSE!!

PASTOR NASCIMENTO disse...

A Paz...Minha querida e amada no Senhor, o grande privilégio de visitar este teu trabalho como também em saber das boas e novas que Deus tem feito em sua vida e família..A Deus todas a glória desde agora até o dia da eternidade em nome de jesus.
Este Pastor de ovelhas trazendo jubiloso em seus ombros o que julgo ser como a um traféu, esta, que estava perdida mais agora segura, desfrutando do seu calor num lugar acima, perto do seu rosto refugiada e livre de tudo o lhe apavorou quando estava perdida...Curou as suas feridas, limpou as suas manchas e agora de retorno para somsr em louvor e glórias juntas no aprisco.
Tive e tenho sempre o desejo de visitar para também saciar a minhálma sedenta da verdade que há neste celeiro que Deus lhe tem dado, certo e grato...

Maria Valda disse...

Olá nos encontramos novamente por aqui... me deixou lá no Orkut... mas eu lhe encontrei... e aqui estou... coladinha.... Um grande abraço... estou Seguindo o seu Blog.
Me faça uma visita...

http://mariavaldapnascimento.blogspot.com/
Um Abraço Pastora Rose...

Pr Valdenir Duarte disse...

Que a graça, a paz, a misericórdia e o amor do Senhor sejam constantemente derramados sobre a sua vida e de seus familiares.
passei por aqui....li o artigo sobre "pastores segundo o coraçção de Deus" e só tenho que parabenizá-la pela sabedoria na exposição.
Fraternal abraço em Cristo.
Pr Valdenir A. Duarte

Pr Valdenir Duarte disse...

Graça e paz.
Já estivive visitando outras vezes o seu blog e passei para conferir e como sempre gostei demais do que li.
Parabéns. Nossa oração é para que o Senhor continue derramando da graça e da sabedoria dEle sobre sua vida.
Fraternal abraço em Cristo.
Valdenir A. Duarte, Pr

Rose Prado disse...

Deus te abençoe Pr Nascimento! Sei que ando sumida, sem novas publicações, mas permitindo Deus dentro de um mês conseguirei férias e poderei colocar novas postagens. Deus te abençoe pelas palavras de carinho e atenção ao meu ministério. Muitas têm sido as lutas, porém em dobro tem Deus enviado a vitória! Um grande abraço em Cristo Jesus e desculpe por demorar tanto em responder ao seu comentário!

Rose Prado disse...

Graça e Paz em Cristo Jesus o nosso Amado Pr. Valdenir! Me sinto honrada não somente por suas visitas ao meu Blog, bem como, pelos comentários. São pastores com suas características que nos faz acreditar que Deus tem preservados homens verdadeiramente comprometidos com o Seu Reino! Deus continue abençoando sua vida, sua família, a IBBN e seu ministério! Grande abraço em Cristo Jesus em sua linda e abençoada familia!